Total de visualizações de página

sábado, 9 de julho de 2011

Mude sua vida com o Coaching

16/05/2010
GNT

Coaching: ele pode mudar sua vida !

Você está insatisfeito no trabalho, infeliz no casamento ou sem perspectivas para o futuro? Então, é um cliente em potencial para contratar um coach, profissional cada vez mais popular no Brasil e no mundo, que promete mudar a sua vida. “A essência do coaching está no alcance de resultado”, explica Villella da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, que existe há dez anos e já formou mais de 1.600 profissionais no Brasil.

O processo de trabalho de um coach é multidisciplinar e envolve diversos conceitos de psicologia, liderança e gestão, neurociência, filosofia e sociologia. Geralmente, o cliente, após uma entrevista, fecha um pacote com cerca de dez sessões, que têm um custo a partir de R$100. “Coaching desenvolve pessoas para que elas atuem com mais foco a fim de atingir e conquistar metas específicas”, diz Villella.

Mude sua vida: veja as 5 top dicas do coaching

Aos 37 anos, a advogada Carolina Ferreira conseguiu mudar de ramo, viu crescer seu desempenho funcional e se prepara para a maternidade, tudo isso graças ao coaching. “Trouxe um guia, reestruturou a minha vida e me ajudou a planejar. Se você tem o desejo genuíno de mudar a vida profissional e pessoal, o retorno é rápido e certo”, incentiva ela.

A contratação de um coach, geralmente, vem a partir da necessidade de mudança na vida profissional, mas obesidade e tabagismo também são citados como motivos para a procura por esse profissional. Villella conta que um de seus clientes mais marcantes foi um rapaz humilde, sem o primário completo e com problemas de alcoolismo. “Foi um processo de coaching bem complexo, mas em dois anos ele abriu um negócio de vender sucata, conseguiu se ajustar à sociedade e retomar a vida familiar”, afirma o especialista.

Coaching em expansão no Brasil

08/05/2011  
Click RBS

Serviço de coaching está em expansão no Brasil, mas é preciso cuidado na escolha do profissional


  • Uma das traduções do termo inglês coach é treinador. Por isso, hoje, denominam-se profissionais do coaching aqueles que, a partir de uma metodologia específica, “treinam” os clientes para que atinjam suas metas profissionais e pessoais.

    – Os coaches visam ao aumento de resultados positivos. Eles fazem perguntas e aplicam ferramentas junto ao assessorado para que a própria pessoa trace uma estratégia para alcançar objetivos que deseja – explica Adriana Marques, 35 anos, que preside o Coaching Club de Brasília.

    Tema de inúmeros livros, o método, que já é bastante difundido nos Estados Unidos, está em franco crescimento no Brasil. Segundo o presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França, a procura por cursos de capacitação na área cresceu, de 2007 para cá, cerca de 250% ao ano, enquanto a demanda das empresas por esse tipo de assessoria subiu em torno de 180% ao ano.

    – Isso mostra que a atividade deixou de ser moda aqui e se tornou uma realidade – avalia França.

    Há seis anos, Adriana – na época educadora física e dona de uma academia – foi buscar no Exterior alguma capacitação extra para tocar seus negócios e acabou se deparando com a metodologia.

    – No começo, encarei como uma forma de melhorar minhas tarefas no ramo da educação física, mas agora não faço outra coisa da vida – comenta a coach, que se orgulha de já ter ajudado 89 clientes a alcançar as metas pessoais com as quais sonhavam.

    Ela conta que uma sessão pode levar de 50 minutos a pouco mais de uma hora e que deve acontecer uma vez por semana, por até quatro meses.

    – Não é um encontro, mas um processo – diz.

    Quanto ao local dos atendimentos, Adriana explica que a única exigência é que não permita interferências enquanto coach e cliente conversam:

    – Pode ser um restaurante mais reservado, um parque ou mesmo uma sala isolada na empresa onde a pessoa trabalha.

    Segundo Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, qualquer um pode se dedicar à prática, desde que tenha uma formação acadêmica.

    – O processo é multidisciplinar. Assim, qualquer pessoa pode atuar como coach, podendo inclusive adotar um nicho específico de atuação. Há médicos, advogados, dentistas, jornalistas, psicólogos, empresários, atores, atletas, entre outros profissionais, que atuam na área ou que aplicam as técnicas apreendidas em suas vidas pessoais e profissionais – explica o especialista.