Quando jovem, meus pais me presentearam com uma máquina de escrever Remington, moderníssima para a época. O presente tinha um motivo especial: eu havia sido matriculado em uma escola de datilografia. Meu mais importante diploma pela alegria que causou em meus pais — eles adoravam ver o filho bater centenas de palavras por minuto sem olhar no teclado; fora a vizinhança, que vivia pedindo para que eu escrevesse uma cartinha, pois ali estava a única máquina de escrever dos arredores, na mesma "estante" em que reinava minha enciclopédia Barsa, também a única do bairro, fonte de consulta oficial naquelas imediações. Dois presentes inesquecíveis de meus pais, neste tempo do asdfg...
Um dia, meu pai se aproximou enquanto eu datilografava um texto e me perguntou:
— Está escrevendo para quem, meu filho?
— Para mim mesmo, pai! — respondi.
— Filho — disse meu pai —, tudo o que fizer na vida faça sempre primeiro para você e com amor, pois as melhores coisas que temos para oferecer ao mundo são as que fazemos para nós mesmos com amor; quem não fizer isto nunca terá nada para compartilhar enquanto viver.
Enquanto meu pai me falava isso, na máquina de escrever Remington eu datilografava a oitava página de um texto intitulado A semente de Deus, hoje um livro que circula com sucesso por diversos países e um dos maiores orgulhos de minha carreira. Obrigado meu pai, obrigado minha mãe, pela máquina Remington, pela matrícula na escola de datilografia e por me ensinarem a colocar amor em tudo que faço.
Este Superdicas reúne momentos que escrevi com amor para minhas palestras, para mim mesmo e para você.
O autor
A energia do primeiro dia
Toda vez que se começa algo novo na vida que muito se lutou para conseguir as pessoas empenham-se de uma maneira diferente e, ao conseguirem, agem também de uma maneira diferente.
Pessoas que sonharam com um emprego possuíam uma energia vigorosa no dia em que começaram a trabalhar; pessoas que sonharam encontrar seu par perfeito tinham uma energia vigorosa quando se casaram; pessoas que sonharam com o tão esperado diploma tinham uma energia vigorosa no dia da conquista; pessoas que iniciaram seu próprio negócio tinham uma energia vigorosa no dia da inauguração...
Essa energia vigorosa que acompanha as pessoas durante sua trajetória de conquistar algo que desejam muito eu chamo de energia do primeiro dia.
Ao longo da vida, muitas pessoas deixam de chegar ao trabalho com aquela energia do primeiro dia; deixam de exercer sua profissão com aquela energia do primeiro dia; deixam de conviver com a pessoa com quem estão se relacionando com a energia do primeiro dia; deixam de tocar o seu negócio com a energia do primeiro dia... E logo percebem que as coisas estão longe de acontecer como esperavam.
Lembre-se a todo momento da alegria de suas primeiras conquistas, lembre-se a todo momento dessa energia do primeiro dia, aquela de quando você venceu alguma dificuldade. Ela não deve ficar no passado, mas em seu coração, a todo instante.
Quando olhar a vida que leva hoje usando a energia do primeiro dia, você verá somente a parte positiva de suas atividades profissionais, humanas e sentimentais. Eis a maneira de usufruir de suas conquistas e de fazer delas instrumentos impulsionadores de sua felicidade. Nem sempre nossas adversidades são grandes; nós é que precisamos crescer diante delas com a experiência de nossa mente e nosso coração.
Livre-se das crenças limitadoras
Boa parte das travas relacionadas à nossa vida são fruto de um tempo em que a informação não era tão esclarecedora como atualmente; porém, são raízes acomodadas em nosso íntimo: vivem nos lembrando até onde podemos ir e quais os limites de nossas atitudes.
Conheço muita gente que ainda tem medo de leite com manga, muita gente que ainda desvira chinelo quando está de sola para cima e muita gente que acredita que o difícil vem sempre antes do fácil.
Somos seres construídos por nossas escolhas; portanto, é hora de fazer escolhas que estejam afinadas com nosso jeito de ser, nosso jeito de agir, nosso jeito de pensar e nosso jeito de levar a vida.
Descubra suas crenças limitadoras. Na verdade, você sabe, sim, quais são: elas estão diante de sua vida a todo momento e não permitem que suas realizações se tornem concretas. Porém, seu medo de livrar-se delas é maior do que o de conviver com elas.
Para vencer o medo não é necessário paralisar-se diante dele. Para vencer o medo, precisamos seguir em frente apesar dele. Pessoas com crenças limitadoras realizam pouco, porque possuem pouca habilidade de buscar resultados; nunca vão além; vão sempre só "até ali".
Quando tiver de decidir entre ficar onde está e seguir adiante, decida ir em frente, porque onde se está já é um lugar conhecido e nosso melhor pode estar no que desconhecemos. As crenças limitadoras se alimentam justamente de nossa acomodação e do fato de fugirmos de onde realmente nossas oportunidades nos aguardam. Essas crenças nos dão uma falsa sensação de segurança, de que tudo está bem e que assim vai continuar; no entanto, a cada momento, constroem uma prisão que seduz o comportamento das pessoas com esperança de liberdade, uma liberdade que nunca virá se não for conquistada com coragem.
Quando estender a mão, não mostre o rosto
Praticar o bem é uma forma de gerar boas energias em nossa vida. O segredo para esta prática trazer efeitos benéficos é não mostrarmos o rosto quando estendermos a mão.
Muita gente pratica o bem, mas espera o reconhecimento de quem recebeu a ajuda. O mundo, na maioria das vezes, não funciona assim. Esperar reconhecimento quando se pratica o bem pode, na verdade, trazer uma grande decepção, que afasta muita gente do tão importante princípio de evolução da energia positiva.
Praticar o bem é como construir um caminho que vai servir de instrumento para nos tornar melhores em algum ponto primordial de nossa vida.
Não espere gratidão quando fizer algo que possa beneficiar alguém que necessita de ajuda, mesmo que sejam pessoas de sua família. Agir no caminho da bondade, da caridade, do perdão e da compreensão faz parte de nosso "manual interior", componentes que não combinam com expectativas de reconhecimento.
Por mais difícil que seja acreditar, existem leis do universo que funcionam independentemente de se ter ou não certeza sobre elas. A lei do bem é uma delas. Caso você queira ou não, quando praticar uma ação voltada para o bem, uma luz a mais vai estar pronta para iluminar o seu caminho, não onde o bem foi praticado, mas em alguma parte muito distante deste local, quando, quem sabe, seja a sua vez de receber algo de bom num momento em que seu coração e sua mente não estejam preparados para atuar com plena energia. Ali, o bem que você praticou no passado vai se transformar em impulso para suas realizações no futuro.
Afaste-se de gente que seca pé de arruda
Existem fatores que independem de nossa vontade; um deles é impedir que pessoas negativas ou "vampiritivas" se aproximem de nós, gente que seca pé de arruda e faz samambaia pular do vaso. Gente assim está em todos os ambientes e sempre tropeça na vida de quem quer vencer, de quem tem sonhos ou de quem está feliz.
São pessoas com grande dificuldade no processo evolutivo da existência; nem sempre são más, apenas não desenvolveram a capacidade de conquista e querem que tudo fique do jeito que está. Todo lobo gostaria que o mundo fosse um grande rebanho de ovelhas, não é?
Quando alguém não está com seu campo de visualização totalmente aberto, não consegue reconhecer esse tipo de pessoa, permitindo-se aproximar-se e conviver com ela, convivência que, em pouco tempo, pode se tornar desastrosa, pois exerce influência direta ou indireta na vida de quem busca sucesso, felicidade, tranqüilidade e paz de espírito.
Faça uma avaliação em seu meio de convívio. Caso relacione-se em qualquer nível com esse tipo de pessoa, é o momento de identificar essa relação e reduzi-la a parâmetros apenas cordiais e só. Estou sugerindo cordialidade e não desprezo, pois nunca devemos desprezar ninguém. A cordialidade vai manter a pessoa socialmente perto de você, mas longe de seu reduto de realizações e também de seu campo de energia.
A possibilidade de escolher nossos relacionamentos é de nossa exclusiva responsabilidade, assim como as conseqüências que esse relacionamento nos trará. Se é possível escolher gente positiva e de boa índole para estar em nosso caminho, não perca tempo com quem seca pé de arruda e faz samambaia pular do vaso. Guardamos da vida a maneira como vivemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário