Aumento da competitividade nos mercados leva profissionais a buscar auxílio para o redirecionamento de suas carreiras.
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e a "invasão" de profissionais da geração Y que aparentam ter nascido com a veia empreendedora pulsante, funcionários e gestores buscam alternativas para desenvolver suas habilidades com foco nos resultados profissionais efetivos e palpáveis.
Uma opção para quem busca crescimento profissional focado nas habilidades que possui, mas comumente subaproveitada, está no coaching, processo que equipa as pessoas com as ferramentas, o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais assertivas e eficazes. Trata-se de um treinamento com o intuito de instruir a carreira profissional e o processo tem resultados e duração pré-determinados.
O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) atua nessa área desde 2007 e dobrou seu faturamento nos últimos três anos. As razões para esse incremento estão no crescimento médio de 300% do setor anualmente e na participação de profissionais encaminhados pelas próprias companhias para o coaching.
Das mais de 20 mil pessoas atendidas pelo IBC durante seus quatro anos de existência, 20% tiveram sua formação custeada pela empresa em que trabalham. As principais motivações desse investimento são a capacitação de gestores para a ascensão na hierarquia organizacional e o desenvolvimento dos profissionais responsáveis pela gestão de pessoas e recursos humanos, para que eles possam desenvolver as habilidades de outros colaboradores da empresa por meio do coaching.
A formação engloba teorias e técnicas de comunicação, administração de empresas, psicologia e recursos humanos, entre outros. Todas focando no desenvolvimento de habilidades próprias. "Todos nós temos uma capacidade maravilhosa, mas precisamos do apoio de alguém que nos convida a continuar, só que em um ritmo mais forte. É como um personal trainer mental", exemplifica José Roberto Marques, presidente do IBC.
Marques explica que em 70% dos casos os serviços de coaching são procurados por motivos profissionais, mas que o lado pessoal deve ser trabalhado para que o resultado seja satisfatório.
"Para que eu tenha uma alta performance profissional é necessário um equilíbrio interno. Não tem nada profissional que também não seja intimo e tudo começa no ‘eu estou bem' para ter uma boa performance", explica.
Cerca de 60% dos profissionais que buscam pelo coaching para o redirecionamento de suas carreiras são mulheres, boa parte interessada no desenvolvimento de habilidades empreendedoras.
"Algumas pessoas já nascem com uma parte empreendedora e outras devem construí-la. Acredito que isso é possível com o coaching, que tem foco no resultado", avalia.
Inicialmente, a formação era feita de maneira individual. Com o aumento da procura pelos serviços, o coaching passou a ser realizado em grupos de 30 pessoas. Mas Marques garante que não há prejuízo para os coachees - como são chamadas as pessoas em formação.
Weruska Goeking (wgoeking@brasileconomico.com.br)
22/11/11 14:30
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