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segunda-feira, 21 de maio de 2012

Coaching: um aliado das empresas e funcionários

Os índices de desemprego no Brasil são os mais baixos já registrados na história. Muitas empresas estão com vagas em aberto, pois falta mão de obra qualificada disponível no mercado. Diante deste novo cenário, o brasileiro perdeu o medo de investir em uma nova profissão e escolher por uma vaga de emprego que atenda suas expectativas e desejos de carreira e vida.

 Prova disso, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no primeiro bimestre de 2012, 30,5% dos brasileiros pediu demissão de seus empregos. O índice é quase o dobro do registrado em 2003 (17,7%), ano em que esse dado começou a ser apurado. Em decorrência desta onda, o mercado de coaching disparou no país. De 2005 a 2011, o número de profissionais que atuam nesta área, que ajudam a identificar e delimitar os objetivos profissionais e pessoais cresceu 207% no Brasil.

Para Mestre em Administração de Empresas e coach, Júlia Ramalho Pinto, as empresas e os profissionais brasileiros começam a entender a importância do coaching, investindo em profissionais que buscam alternativas para desenvolver suas habilidades com foco nos resultados efetivos e tangíveis para sua carreira.

“Os funcionários buscam essa ajuda para definir estratégias e estabelecer metas de acordo com o objetivo de carreira. Já as organizações encontram no coaching uma forma de reter os talentos e definir um plano de carreira adequado a cada colaborador”, afirma Júlia.


Desenvolvendo as pessoas

 O significado do termo coach em português é treinador. Mas, mais do que treinar, os profissionais do coaching são considerados como provocadores, que usam metodologia específica para despertar as pessoas para seus reais objetivos profissionais e pessoais; bem como, auxiliá-la na construção de estratégias para alcançá-los.

 Os propósitos desse treinamento são múltiplos: planejar e redirecionar a carreira, melhorar o desempenho e as competências, preparar para assumir papéis e responsabilidades mais complexos na vida profissional, enfrentar mudanças e pressões, melhorar o processo de tomada de decisão, saber escolher e dizer ‘não’, melhorar a escuta e a comunicação, além de conhecer sua marca pessoal, clarear seus objetivos pessoais e profissionais, ampliar sua visão estratégica e desenvolver um estilo próprio de liderança.

 “O processo de coaching constitui-se como intervenções que têm o propósito de auxiliar o cliente (coachee) a identificar, delimitar e focar seus objetivos, assim como estabelecer um plano de desenvolvimento pessoal. É um processo que busca conhecer as intenções individuais e colocá-las em prática. Isto é, fazer delas atos e ações, seja no âmbito pessoal ou profissional, levando em conta o contexto para a tomada de decisão e seu impacto no ambiente”, explica Júlia.

 Lucrando com o resultado

Para melhor reter os talentos na empresa, os gestores e empresários devem investir em uma gestão estratégica de recursos humanos no qual o coaching seja uma das principais ferramentas.

Acreditando no trabalho e na eficácia do coaching, a Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais (Sicoob Central Crediminas) vem investindo há seis anos nesse tipo de consultoria. De acordo com Júlia Ramalho Pinto, que desenvolve trabalhos na entidade, inicialmente foi desenvolvido uma parceria com o setor de RH para desenvolver o trabalho dentro Programa Gerencial (PG). “O objetivo era trabalhar o perfil gerencial de cada profissional, auxiliando-os a buscarem alternativas às dificuldades impostas pelo seu perfil ao exercício da liderança-coach”, relata.

 
O Gerente de Desenvolvimento Organizacional da entidade, Humberto Mafra Almeida, após passar por esse aconselhamento e treinamento conseguiu uma promoção e está feliz com o resultado. “Sou fruto desse processo de coaching desenvolvido na Crediminas. Há dois anos assumi a gerência devido à oportunidade que tive com esta consultoria realizada na empresa”, completa Humberto.

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