Prova disso, segundo dados divulgados pelo
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no primeiro bimestre de 2012, 30,5% dos
brasileiros pediu demissão de seus empregos. O índice é quase o dobro do
registrado em 2003 (17,7%), ano em que esse dado começou a ser apurado. Em
decorrência desta onda, o mercado de coaching disparou no país. De 2005 a 2011,
o número de profissionais que atuam nesta área, que ajudam a identificar e
delimitar os objetivos profissionais e pessoais cresceu 207% no Brasil.
Para Mestre em Administração de Empresas e
coach, Júlia Ramalho Pinto, as empresas e os profissionais brasileiros começam a
entender a importância do coaching, investindo em profissionais que buscam
alternativas para desenvolver suas habilidades com foco nos resultados efetivos
e tangíveis para sua carreira.
“Os funcionários buscam essa ajuda para definir
estratégias e estabelecer metas de acordo com o objetivo de carreira. Já as
organizações encontram no coaching uma forma de reter os talentos e definir um
plano de carreira adequado a cada colaborador”, afirma Júlia.
Desenvolvendo as pessoas
O significado do termo coach em português é
treinador. Mas, mais do que treinar, os profissionais do coaching são
considerados como provocadores, que usam metodologia específica para despertar
as pessoas para seus reais objetivos profissionais e pessoais; bem como,
auxiliá-la na construção de estratégias para alcançá-los.
Os propósitos desse treinamento são múltiplos:
planejar e redirecionar a carreira, melhorar o desempenho e as competências,
preparar para assumir papéis e responsabilidades mais complexos na vida
profissional, enfrentar mudanças e pressões, melhorar o processo de tomada de
decisão, saber escolher e dizer ‘não’, melhorar a escuta e a comunicação, além
de conhecer sua marca pessoal, clarear seus objetivos pessoais e profissionais,
ampliar sua visão estratégica e desenvolver um estilo próprio de
liderança.
“O processo de coaching constitui-se como
intervenções que têm o propósito de auxiliar o cliente (coachee) a identificar,
delimitar e focar seus objetivos, assim como estabelecer um plano de
desenvolvimento pessoal. É um processo que busca conhecer as intenções
individuais e colocá-las em prática. Isto é, fazer delas atos e ações, seja no
âmbito pessoal ou profissional, levando em conta o contexto para a tomada de
decisão e seu impacto no ambiente”, explica Júlia.
Lucrando com o resultado
Acreditando no trabalho e na eficácia do
coaching, a Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais (Sicoob Central
Crediminas) vem investindo há seis anos nesse tipo de consultoria. De acordo com
Júlia Ramalho Pinto, que desenvolve trabalhos na entidade, inicialmente foi
desenvolvido uma parceria com o setor de RH para desenvolver o trabalho dentro
Programa Gerencial (PG). “O objetivo era trabalhar o perfil gerencial de cada
profissional, auxiliando-os a buscarem alternativas às dificuldades impostas
pelo seu perfil ao exercício da liderança-coach”, relata.
O Gerente de Desenvolvimento Organizacional da
entidade, Humberto Mafra Almeida, após passar por esse aconselhamento e
treinamento conseguiu uma promoção e está feliz com o resultado. “Sou fruto
desse processo de coaching desenvolvido na Crediminas. Há dois anos assumi a
gerência devido à oportunidade que tive com esta consultoria realizada na
empresa”, completa Humberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário