Antes mesmo da popularização de alguns termos utilizados na área de recursos humanos, como coaching, o consultor norte-americano Jack Zenger já estudava o desenvolvimento de lideranças empresariais. O especialista atua há mais de 50 anos na área e, em 2003, ao lado de Joseph Folkman, fundou a Zenger Folkman, empresa que presta consultoria e conduz programas de treinamento para gestores. Zenger é um dos palestrantes do 35º Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos (Esarh). O evento ocorre de hoje até quarta-feira no Centro de Eventos da Ufrgs, em Gramado, na Serra gaúcha. Antes de vir pela primeira vez ao Brasil, Zenger conversou com o Jornal do Comércio.
Jornal do Comércio - Qualquer pessoa pode se tornar um líder?
Jack Zenger - Qualquer um pode ficar melhor em liderança. Algumas pessoas começam com vantagens, mas com esforço e prática 80% das pessoas podem se tornar líderes eficazes.
JC - Quanto tempo leva a formação de um líder e de que maneira esse profissional deve se preparar para aperfeiçoar essa condição?
Zenger - O desenvolvimento da liderança é um processo contínuo, porque os líderes sempre podem tornar-se melhores. Profissionais de desenvolvimento de liderança precisam ser muito bem versados na psicologia do comportamento humano e nos princípios da educação de adultos. Eles também precisam compreender as práticas eficazes de gestão de negócios. Assim, as qualificações de um profissional altamente eficaz são amplas e profundas.
JC - Até que ponto saber ouvir a opinião dos colaboradores é importante para se alcançar as metas propostas?
Zenger - A capacidade de um gestor de ouvir efetivamente aos subordinados é fundamental para o sucesso como um líder. Em primeiro lugar, a escuta transmite respeito ao indivíduo. É a porta pela qual o gestor entende o que o subordinado está pensamento e sentindo. Nossa pesquisa mostra claramente que a disposição de um gerente para obter feedback de um subordinado é ainda mais importante do que os gerentes darem feedback para o funcionário. Muitos programas de desenvolvimento de liderança que cobrem o tema da comunicação passam a maior parte de seu tempo abordando como os líderes devem fazer apresentações ou melhorar a sua comunicação escrita. Nossa pesquisa mostra que melhorar a sua capacidade de fazer boas perguntas e ouvir as respostas é muito mais importante do que falar ou escrever.
JC - Nos últimos anos, cada vez mais se fala da importância de ferramentas como o coaching no meio corporativo. De um modo global, empresas e empresários estão mais preocupados em buscar qualificação pessoal na comparação com décadas anteriores?
Zenger - Em primeiro lugar, o tema do coaching é extremamente importante por permitir que os gestores sejam melhores treinadores. O coaching é uma maneira de fazer operacional muitos dos princípios de liderança que pesquisas têm mostrado serem mais poderosos. É possivelmente a forma mais prática de ensinar aos líderes a maneira correta de liderar. Sim, as empresas estão mais preocupadas com a procura de pessoal qualificado porque aprenderam que uma das coisas mais importantes que um líder faz é apoiar os subordinados em seu desempenho de uma tarefa. Mas, garantindo que você tem as pessoas certas a bordo, é o início do processo.
JC - Quando falamos de líderes, geralmente nos remetemos ao ambiente de grandes corporações. Mas que dicas o senhor daria a um empresário de pequeno ou médio porte?
Zenger - Acreditamos que os princípios que se aplicam à liderança em organizações com dezenas de milhares de pessoas são exatamente os mesmos princípios que se aplicam à liderança em uma organização com quatro ou cinco pessoas. A natureza humana permanece a mesma. Uma pequena organização tem a vantagem de ter menos burocracia, proporcionando às pessoas mais variedade nas tarefas que fazem. Em geral, o nível de engajamento dos funcionários e comprometimento é maior em organizações menores. Isso pode ser causado em parte pela sua acessibilidade às pessoas mais seniores.
JC - Quais as diferenças que o senhor destaca entre os líderes da geração Y para os líderes das demais gerações? A geração Y está mais bem preparada para assumir papéis de liderança?
Zenger - Nossa pesquisa mostra que muitas das supostas diferenças entre a geração Y e os baby boomers não estão realmente lá. Geração Y é muitas vezes percebida como sendo autocentrada e preocupada principalmente com o seu tempo de lazer. Eles realmente se comunicam usando mais tecnologia do que as gerações mais velhas, mas são igualmente empenhados em atingir os objetivos organizacionais e dispostos a trabalhar duro. Eles preferem uma maior flexibilidade nos horários, mas são muito comprometidos com os objetivos da organização.
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=93847
21/05/2012
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